IRUPÉ SARMIENTO

Nasceu em Salta, na Argentina. Formada como Maestra Elementar de Dança Clássica no Estúdio L. Biagini, de Salta (Argentina) e como Intérprete Contemporânea no Taller de Dança Contemporánea del Teatro General San Martín. Integrou o Ballet Taller Juvenil de la Provincia de Salta (1998), o Ballet Contemporáneo del Teatro General San Martín, destacando-se como solista e primeira figura (2004 e 2008). Em São Paulo, na Companhia de Dança como bailarina solista (2008-2012) e no Balé da Cidade de São Paulo (2013-2016).

Ganhou o prêmio Clarín como revelação em dança, oferecido pela imprensa argentina, em 2007. Entre seus maestros, estão: M. Hidalgo, M. Galizzi, H. Akamine, I. Witman, F. Romero, G. Di Palma, L. Benevento, entre outros. Já dançou obras de M. Wainrot, C. Casella, C. Trunsky, A. M. Stekelman, T. Wiggers, R. Wherlock, M. Riboud, P. Vasterlin, A. Silvestrin, B. Nijisnka, G. Balanchine, N. Duato, M. Chouinard, H. Rodovalho, M. de Oliveira, P. Caldas, R. Pederneiras, M. Bigonzzetti, V. Navarro, O. Araiz, A. Soares, J. Garcia, I. Galili e A. Eckman, entre outros.

Em fevereiro de 2012, foi subministra Master Class no Holland Dance Festival; em setembro, no Taller de Dança Contemporánea del Teatro General San Martín e em outubro do mesmo ano, no Acre, nas Usinas de arte da cidade. Em outubro de 2014, participou como bailarina da criação da série de videodanças realizada nas instalações do Espaço Via Matarazzo-São Paulo, dirigida por V. Cardoso. Com eles, ganhou o prêmio de melhor atriz/modelo, outorgado pelo Festival de Fashion Film, de Londres (2015).

Em 2015, participou como bailarina convidada dos espetáculos COPYLEFT, de J. Garcia (fevereiro), e TANGO aDois, de L. Arrieta (maio). Criação do Espetáculo Céu de Espelhos, com a S. Kavalerski, para o 20º Cultura Inglesa Festival (maio de 2016). Atualmente, trabalha como freelancer com L. Arrieta e S. Kavalerski. 

Voltar

ornamento